Roupa para neve

Indo ver a neve pela primeira vez?

Viagem programada e você ainda não comprou ou não sabe o que usar para suportar o frio?

6 anos e meio no Québec – Canadá, temperaturas abaixo de -40, estou apta para te ensinar a como ficar quentinha e não ficar doente nas terras geladas.

 

 

Eu adoro as 4 estações do ano, mas o inverno canadense é bemmm longo. No entanto, é uma festa para aqueles que visitam o país e conhece a neve pela primeira vez.

 

Mas que tipo de roupa deve-se comprar para suportar o frio?

Hoje eu sou bem desencanada e até abuso um pouco… às vezes não uso luvas, touca, cachecol ou botas, pois dá um trabalhinho fazer isso todo dia… Porém, alguns ítens são super importantes para você não ficar doente. Vou explicar os ítens que considero essenciais para os marinheiros de primeira viagem não se estressarem e comprarem mais coisas do que o necessário.

Primeira pele – Você pode colocar na mala as suas blusas de cotton, blusas justinhas que serve para segurar o calor do corpo. (O ideal são blusas que ajudem na transpiração)

 

Segunda pele – O mais indicado seria um fleece (aquele tecido soft que parece um cobertorzinho), mas no dia-a-dia quase ninguém usa… O pessoal aqui coloca jaquetinhas, pullovers, moletom, etc… pois não se esqueça que quando você for tirar a jaquetona de inverno nos locais, é com esta roupa que você vai ficar.

 

Terceita pele – Jaqueta de inverno. Tem que ser impermeável para a neve não entrar e gelar seu corpo te deixando doente.Também super indico jaquetas com aqueles pelinhos no capuz, pois ajudam quando está nevando muito e fica um luxo nas fotos!

Roupa para neve

Este é o tipo de roupa que no Brasil infelizmente custa caro. Se você tiver um casaco de lãzinha ou um casaco que você considera bem quente, você pode viajar com ele e comprar a jaqueta apropriada no país que você for visitar, pois sai bem mais barato. Peça indicação para o guia ou na recepção do hotel para encontrar lojas com bons preços. Visite sites de lojas online do país que você for conhecer. Sites como Walmart, que tem em todo lugar… Hehe! E veja mais ou menos os preços que te esperam.

Ah! Basta um casaco de inverno, viu?

Aqui o pessoal passa 5 meses de inverno com o mesmo casaco (Não é o meu caso! :)). Mas pra quem vai ficar por pouco tempo, não precisa mais do que um!

 

Calça – Jeans. Isso mesmo! Você não precisa mais do que o sua melhor parceira de todos os tempos: a calça jeans. Mas como vai ser sua primeira experiência com o frio, traga também uma meia calça fio 40 (ou +) para colocar por baixo do jeans. Leggings também pode resolver o problema.

Sugestão: Prefira calças com corte reto ao invés das tão famosas skinnies, pois assim você conseguirá cobrir parte da bota e não ficar com aquele pesão enorme.

 

Touca – se a sua mãe ou vó fez aquelas touquinhas de crochê pra você com pontos com buraquinhos, esqueça! Não encha a sua mala com elas… A touca tem que ser apertadinha, que cubra bem as orelhas para você não ficar com dor de ouvido durante os passeios da viagem.

Boinas ficam lindas nas fotos, mas não cobrem as orelhas…

A touca que super esquenta e veda o vento é uma com tecido meio soft. Comprei uma no Brasil na loja Trilhas e Rumos em São Paulo. Mas você consegue sobreviver com uma touca razoável, pois ainda vai ter o capuz do casaco que também ajuda a manter a cabeça quente. Até mesmo um protetor de orelha resolve neste caso.

 

Luvas – saiba que você sempre vai passar frio nas mãos. Luva de couro, luva de fleece, de lã, não importa… a única luva que esquenta de verdade são aqueles trambolhos pra praticar esporte. Mas você não vai sair pra passear com aquelas luvas né? Então o jeito vai ser passar um pouco de frio, mas é suportável. Tirar foto então… aff! Dói bastante! Rsrs… Mas vale a pena!

E se você for comprar luvas de esporte, não indico comprar luvas com os dedos separados, as melhores são aquelas que seus dedos ficam juntinhos. Facilita o movimento e esquenta mesmo!

 

Cachecol – qualquer um que seja bem quentinho. Este é um ítem super importante pra você não ficar doente. O pessoal aqui nem se agasalha muito, mas o cachecol não pode faltar, pois protege o peito.

Tem também aquelas pescoceiras de fleece que são práticas e ótimas para fazer esporte, pois o cachecol pode atrapalhar.

 

Botas – aqui eu ando com sapatos normais e uso neles ganchos (tipo de alpinista) para não escorregar, pois debaixo da neve sempre tem uma camada de gelo escondidinha (eu já levei vários capotes!)
São bem baratos (média de 10 dólares) e melhor que a bota de neve quando o assunto se trata em não escorregar. Na verdade, o pessoal usa isso pra correr na neve, mas como eu sou meio véia, medrosa e traumatizada, uso no dia-a-dia e acho super prático, pois assim que chego em um lugar, tiro a trava do sapato, coloco em uma sacola plástica e guardo dentro da bolsa. Prontinha pra passear no shopping sem aquelas botas pesadas!

Agora se você tem problema com pé frio, compre bota impermeável, um número maior do que você costuma usar, para deixar espaço para as meias. Invista nas meias! Todas as botas deixam os nossos pés gelados se ficamos muito tempo ao ar livre. Agora uma boa meia ajuda muito! (2 camadas: meia pra transpiração e meia para aquecer). A bota também é essencial pra quem quer se divertir e brincar na neve.

Acessórios de Neve
Este post ficou longo, mas tenho certeza que vai te ajudar a fazer boas escolhas na hora de comprar roupas para o inverno. Se você tiver mais alguma dúvida, deixe um comentário e terei o prazer em ajudá-la(o) em suas escolhas.

 

 

Both comments and pings are currently closed.

11 comentários to “Roupa para neve”

  1. Ótimas dicas. Como será meu primeiro inverno em terras geladas vou aproveitar suas recomendações. Beijos da Nanda

  2. Tania disse:

    Adorei, muito legal os textos, parabéns.

  3. Vivi disse:

    Super detalhado, Val! Excelente post! 🙂
    Abraços!

  4. Eli disse:

    Muito boas dicas, Val!!!

  5. Kenia disse:

    Val! Ficou muito bom! Adorei as dicas!
    Onde podemos encontrar essas travas pra por no sapato??
    Bjoo

    • Val Ceolin disse:

      Em inglês se chama Ice Grips for Shoes e em francês eles chamam de Crampon pour chaussures.
      Vende online ou em lojas como WalMart, Costco, Target,… Acho que eu vi até mesmo em farmácias. Tem em vários lugares. Super vale a pena! No inverno o meu não sai do pé! Hehe!
      Bjim.