Como evitar a queda de cabelo no inverno

cabelo-caindo

No inverno (principalmente aqui no Canadá onde as temperaturas chegam abaixo de zero), temos que tomar cuidados redobrados, pois esta mudança de clima afeta tanto as condições de nossa pele, quanto a saúde dos nossos cabelos. E um dos problemas que mais incomoda é exatamente a queda dos fios. Em uma entrevista com a cabeleireira Rita de Toronto (F: 416-460-7621), ela explica o porque nosso cabelo cai tanto no inverno e o que podemos fazer para evitar este problema.
 

 

Segundo a cabeleireira Rita, segue abaixo algumas das possíveis razões para a queda de cabelo durante o inverno:

1) No inverno, a mulher em geral, tem tendência de lavar menos os cabelos e assim ele cai mais, o ideal é lavá-los pelo menos 3 vezes por semana.
 
2) Prender o cabelo no inverno. Os elásticos quebram os fios que tendem a ressecar no inverno, já que nesta época a produção de glândulas sebáceas é bem menor. O uso de bonés, lenços, toucas e outros, impede a ventilação do couro cabeludo, dando origem a mais oleosidade e proliferação dos fungos (para quem usa toucas – impossível não usar no Canadá – proteja o fio com a touca quando sair de casa, mas retire assim que possível, deixando o couro respirar).
 
3) No inverno, também temos tendência de tomar banhos cada vez mais quente. A temperatura alta da água descama o couro cabeludo e acelera a produção das glândulas sebáceas, aumentando então, a oleosidade dos fios e por consequência a presença de fungos, que favorecem a queda, caspa e seborréia. O ideal é lavar cabeça na água morna.
 
4) O que comemos também influencia. Alimentos mais gordurosos também aumenta a produção sebácea que causa a oleosidade, inibindo assim, a oxigenação e obstruindo o poro piloso.
 
5) A falta de sol é outro fator. No inverno, recebemos menos luminosidade na pele, e por conseqüência diminui o estímulo da divisão celular, o que gera um número menor de fios e ainda enfraquece a raiz, ao contrário do verão que temos mais sol que estimula os hormônios e fortalece o bulbo capilar. Como as árvores que perdem as folhas durante o inverno.
 
6) Excesso do uso do secador e chapinha durante o inverno.
 

queda-de-cabelo-no-inverno

 

E como resolver ou amenizar a queda de cabelo?

Lavar os cabelos de 2 à 3 vezes por semana em água morna. Caso você seja o tipo de pessoa que toma banho com água muito quente, deixe para molhar os cabelos só no final do banho e proteja o cabelo da água quente com uma touca plástica.
 
Retire o máximo de umidade dos cabelos com uma toalha e deixe-os secarem normalmente e só utilize o secador quando ele já estiver quase seco, assim o contato com o ar quente será o mínimo possível. Sempre utilize protetor térmico.
 
Abuse de óleos de argan, macadamia e outros que além de hidratar também minimizam os fios quebradiços, as pontas duplas e o frizz.
 
Hidrate os cabelos com mais freqüência. Se você faz isso 1 vez por mês, passe a fazer 2 x por mês por exemplo, ainda mais se utiliza de processos químicos como as colorações e descolorações. Caso não tenho o hábito de fazer isso em casa, procure fazer cauterizações pelo menos 1 vez por mês, fazendo assim que as cutículas dos cabelos permaneçam fechadas.
 
Escove os cabelos pelo menos 1 vez por dia por uns 3 minutos, fazendo com que a oleosidade da raiz seja distribuída para o resto dos fios.
 
evita-queda-de-cabelo
Gostaram das dicas da Rita?

Então salve o cabelo de uma amiga e compartilhe este post 😉
 

Both comments and pings are currently closed.

2 comentários to “Como evitar a queda de cabelo no inverno”

  1. Ale disse:

    Adorei Val! Era o que eu precisava saber. Bjos! Ale